Relógio

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Mitos e verdades sobre queda de cabelo Desvende-os e esclareça suas dúvidas

                                        
Os consultórios dos dermatologistas frequentemente recebem mulheres que se queixam da queda de cabelo. As causas para o problema podem ser diversas, por isso o assunto é cercado de mitos. O ideal é sempre procurar um especialista para que ele investigue as causas da queda capilare possa indicar o tratamento adequado.
Confira as respostas para as dúvidas mais comuns e saiba mais a respeito dos mitos e verdades sobre queda de cabelo.

Ansiedade e estresse interferem na queda de cabelo

VERDADE. O estresse e os fatores emocionais provocam alterações hormonais, por isso mesmo que indiretamente, podem ser agravantes e potencializar a queda dos fios. Mas, geralmente, eles não são a única causa e estão associados à má alimentação e hábitos nada saudáveis, piorando o quadro.
Alisamentos causam queda de cabelo
MITO. Os alisamentos agem nos fios, não na raiz do cabelo. Quando o alisamento é feito corretamente e os retoques são feitos respeitando o intervalo indicado, não influencia na queda. O que pode ocorrer é aqueda dos fios devido à quebra, pois como todo procedimento químico, o alisamento pode deixar os fios mais fracos e ressecados.

Cortar os fios regularmente evita a queda

MITO. Como os fios são um pouco mais grossos perto da raiz, quando são cortados podem parecer mais volumosos temporariamente. Mas o corte de cabelo não influi na queda, apenas modifica o visual. Nada do que é feito no fio causa mudanças na raiz do cabelo porque não interfere no couro cabeludo, onde está o problema. Logo, cortar as pontinhas não evita a queda.

É normal o cabelo cair nos pós-parto

VERDADE. Tanto durante como após a gravidez, o corpo da mulher passa por grandes alterações hormonais. Depois do parto, essa oscilação hormonal pode sim provocar umaqueda de cabelo acentuada num período três a seis meses. O mesmo pode acontecer com quem faz dietas drásticas, quem passou por um trauma físico ou psicológico. Para resolver o problema, o tratamento para queda de cabelo é feito com reposição de ferro e nutrientes, ingestão de pílulas à base de vitaminas e outras substâncias.

Dormir com o cabelo molhado facilita a queda dos fios

VERDADE. Cair no sono com os fios ainda molhados não apodrece a raiz do cabelo como muita gente pensa, mas traz riscos para a saúde e compromete a beleza das madeixas. A umidade dos fios favorece a proliferação de fungos e micoses. Além disso, os cabelos molhados ficam mais frágeis e podem cair devido à quebra causada pelo atrito com o travesseiro.

Medicamentos podem causar queda de cabelo

VERDADE. As pílulas anticoncepcionais, os antidepressivos, emagrecedores, drogas para hipertensão, problemas cardíacos e para controle de doenças autoimunes são os medicamentos que mais causam a perda de cabelos.

Lavar os cabelos todo dia aumenta a queda

MITO. Não existe nenhuma ligação entre lavar os cabelos todos os dias e a queda dos fios. Na verdade, a lavagem apenas ajuda a soltar os fios que cairiam de qualquer forma, pois já estavam em fase de queda.

Uma vez iniciada a queda, ela é permanente e irreversível
PARCIALMENTE VERDADEIRO. O cabelo pode voltar a crescer se a queda estiver relacionada ao estresse ou doenças (como câncer e lúpus). Nos casos mais comuns (para homens e mulheres), quanto mais cedo for o tratamento, melhores serão os resultados.



O tipo de penteado pode pode causar queda
VERDADEIRO. Coques e rabos com o amarrado muito forte, especialmente nos casos de pessoas afro-descendentes, pode causar uma espécie de queda de cabelo denominada alopécia de tração. 



Cortar ou raspar o cabelo afeta crescimento e textura dos fios
FALSO. Nada do que se faça no fio e que não interfira no couro cabeludo causará mudanças na raiz. Logo, cortar e raspar pouco influenciam.



Para se ter bom cabelo é preciso comer proteína
VERDADEIRO. De 60% a 90% da composição capilar é aminoácido. Portanto, uma alimentação rica em proteínas pode melhorar a qualidade dos fios e deixar os cabelos mais fortes.

É normal perder 100 fios de cabelos todos os dias
PARCIALMENTE VERDADEIRO. É considerado normal perder 100 fios se eles estiverem sendo repostos. Se há perda de 300 e reposição de 300, há um equilíbrio que não evolui para calvície ou rarefação capilar. Porém, se a pessoa estiver perdendo 30 e repondo 20, o balanço negativo se estabelece e a falta de cabelo começará a aparecer.

O número de folículos pode ser aumentado com tratamento ou medicamentos
PARCIALMENTE VERDADEIRO. O número de folículos é determinado na formação do indivíduo, quando na fase de feto, no útero materno. Esse número não poderá ser aumentado com tratamentos, exceção feita à terapia com células tronco que permita a proliferação dos folículos. A partir daí, poderiam ser implantados, aumentando os folículos do indivíduo em vida.

No outono os cabelos caem mais
VERDADEIRO. A explicação para esse fato é que existem em nossa pele sensores de luminosidade, que recebem mais estímulos no verão, fazendo com que os cabelos cresçam mais e caiam menos nessa estação. Com a chegada do outono, os fios que não caíram começam a cair e dão a impressão de uma queda mais intensa.

Secador e chapinha causam queda
PARCIALMENTE VERDADEIRO. Chapinha e secador aquecem os cabelos e, se não aplicados corretamente, podem danificar a haste capilar. Entretanto, uma frequência máxima compreendendo dia sim, dia não, pode ser aceita.

Cosméticos como tintura, gel, mousse, e produtos sem enxágue podem causar calvície
FALSO. Esses produtos podem ressecar ou diminuir o brilho dos fios, mas não interferem na queda de cabelos. Saber a origem, a marca e quem é o fabricante, é importante para saber quem consultar sobre a qualidade e conteúdo dos produtos em caso de acidentes.

Anabolizantes e vitaminas causam queda
VERDADEIRO. Esteroides podem causar queda de cabelo nas pessoas geneticamente predispostas. Em relação às vitaminas, em geral elas não ajudam e, em excesso, podem causar queda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário